quinta-feira, 3 de abril de 2008

Quem é o dono desta voz mesmo???

Como quase nada mudou no último ano, no trabalho não poderia ser diferente... É muito estranho porque atendemos uma empresa dos USA como já disse, ou seja, toda a comunicação é feita por e-mail, chat ou fone. Estranho porque você conhece a pessoa pela voz apenas, tem que desenvolver uma outra sensibilidade pra saber quem é, como é, como gosta de trabalhar, etc. Aí, vem aquela tática nossa, a gente não consegue ser igual a eles, a gente sempre tenta saber algo, até pra poder dar aquela tirada de sarro, sabe como é. Alguns não permitem a mínima “aproximação”, logo de cara te cortam na maior, por exemplo, outro dia uma analista no e-mail: “... desculpe não ter respondido antes, estive afastada com uma gripe...”, e eu já entrei com “é, tenho dois filhos, eles também estiveram mal, blá, blá...” – ela nem tocou no assunto e continuou com os papos de negócios.
No chat que usamos vem o nome da cidade em que a pessoa fica, aí eu comentei com outra analista que tinha visto o lugar que ela morava no Google Map, ela imediatamente respondeu: “... é, e o meu marido e meus gêmeos...”... Era só o que me faltava...
Na véspera do Super-Bowl, eu mandei no chat pro cara um comentário e ele disparou a tc sobre futebol americano, que torcia pro New Orleans, o máximo! Eu pensei: pra ele ser legal assim, torcendo pra este time de uma região com grande população de negros, ele deve ser negro. Nos USA a gente sente um carinho por parte deles, uma certa afinidade acho que pelo fato de serem discriminados e a gente ser minoria também.
E a gente sempre desenvolve um personagem pra ocupar aquela voz ou aquela forma de escrita, já que tem gente que eu nunca ouvi a voz... E aí a imaginação vai: “Hi Marrrcelllo!”, e eu penso: esse é legal pacas! “Good Morning!”, essa é aquela com voz de gordinha... Tem uma que tc “Afternoon!!!”, e eu lembro dos nossos caipiras dizendo “Tarde!”. Ou então “CALL ME” – socoooorrooooo!!!! Vamos mudar de assunto...
E tem muita conference-call, com um monte de gente, aquela falação total parecendo recepção de cabeleireiro no sábado, e eu perdidaço tentando entender pelo menos alguma coisa. Mas hoje... Hoje foi a primeira conference que eu tive que falar e bastante... Comecei a suar ontem a noite, foi hoje logo as 9 hs., cheguei um pouco mais cedo, grifei as partes mais importantes e 8:59 respirei fundo, meti o fone no ouvido e disquei. “WELCOME TO THE READY CONFERENCE! BLÁ, BLÁ, BLÁ... AFTER THE TONE YOU WILL BE THE 3rd...” (Bem vindo a conferencia, após o tom você sera o terceiro a entrar...) É, e lá fui eu apresentar minha especificação técnica pra ser criticada pelas 4 analistas, mas foi tudo bem, gostaram, e mais contente fiquei eu de, ao menos, ser entendido...

Nenhum comentário: