sexta-feira, 18 de abril de 2008

Montreal, Cultura e Verão!


Definitivamente o verão, ou algo muito parecido com ele, chegou! As galerias subterrâneas já não estão tão cheias, mas a rua... Estamos a 12 ou 14 graus e já tem gente andando descalço, sério, hoje vi uma menina com a sandalia na sacola e esperando o metro descalça na plataforma... Tem gente que dá aquela escapadinha as 4 da tarde só pra dar um rolê pelas calçadas da Sainte-Catherine, da Maisonneuve, ou da Boulevard René-Lévesque.
Acho que já comentei sobre isso: quando chegamos no último setembro, não entendíamos porque as pessoas ficavam tanto pro lado de fora das casas... Agora sabemos bem... E voltando as ruas, Montreal é uma cidade de 3 milhões de habitantes, se considerarmos a grande Montreal, mas o centro se resume nestas 3 ruas paralelas, claro que cortadas por inúmeras e divertidas outras travessas, onde muita coisa acontece, principalmente nesta época. Ontem por volta das 5 da tarde por exemplo, a rádio já dizia que a coisa tava fervendo na esquina da Sainte-Catherine e da Crescent por causa da festa do quinto, e aquele que esperávamos ser o último dos jogos do Canadien nesta série: perdemos em casa de 5 x 1... Agora jogamos amanhã em Boston, e se perdermos lá, trazemos a decisão prá cá de novo, prá última partida da melhor de sete... Mas, tudo bem, em resumo a cidade começa a ferver literalmente: são eventos em cima de eventos, logo teremos a Formula 1 (eu vou!!!), depois o festival de Jazz, o festival humorístico “Juste pour rire”, o festival de fogos de artifícios, etc.
A cidade aliás é forte em cultura, o governo apóia com projetos e grana, e os teatros são ativos, os museus são bem cuidados e em bom número, as crianças podem participar de aulas de música, canto, artes, etc., a produção musical é fortíssima, com alguns grupos de fama internacional (The Killers, por exemplo), isso sem falar no templo do Hockey, o “Centre Bell”, que abriga quase todos os shows indoor que por aqui passam, e olha que não são poucos. Este ano estarão ou por aqui já passaram: The Police, The Cure, Oasis, Santana, etc.
No mais estamos ótimos, aguardando a Mama pra o próximo sábado, e deixando a coisa rolar, na maresia... Bem contentes com o fato de poder sair na rua, só de camiseta, mesmo com apenas 12 ou 14 graus!
Este vídeo é da música “Gate 22” super tocada por aqui agora, de um grupo dos mais famosos chamado “Pascale Picard”.
Beijos a todos, adoramos os recados, e-mails e ligações que nos ajudam a vencer a saudades.

Nenhum comentário: