quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Depois de tanto tempo...

Tenho que fazer um resumo de tudo que ocorreu... Mas não lembro aonde parei... Vou começar pelo primeiro dia de trabalho: peguei o bus às 8:11, ele leva 10 minutos pra chegar ao metro. Faço uma baldeação e chego à estação McGill, nome da Universidade que fica no complexo sub-terrâneo. Ainda não sabia entrar por baixo e nem tinha crachá, então, uma saidinha rápida na rua Maisonneuve pra uma caminhada de 20 metros até o número 650, quase na esquina da rua University. Estou adiantado: o metrô leva 25 minutos. Subo ao 8. andar onde fica a chefia, a recepcionista já conversa com outro novato. Entro, digo um "Bom dia" tímido e um rapaz já me chama pra foto do crachá. Vou até a sala, tiro a foto e volto. Ela me dá um monte de suprimentos de escritório que já havia separado pra mim, e uma caneca da empresa! Azul com "TEK Systems" escrito em branco. Ela me pede pra aguardar que meu chefe virá ao meu encontro, o Tad. Tad é Egípcio, tem um inglês difícil de entender (o que ele diria do meu...), mas é um cara de grande coração, super humano. Foi ele quem me entrevistou e me deu várias dicas sobre meu CV e sobre o mercado daqui, lembra? Após uns 10 min. lá vem ele. Vamos andando e ele vai me mostrando a empresa, até chegarmos a copa do 5. andar, piso onde fica minha sala. Tomamos um café, a máquina serve Moka, Chocolate, Água fervendo, e café francês, Colombiano ou meio-a-meio.
Entramos na sala. Na porta, que só abre com o crachá, existe também o controle de horário, ou seja, quando você vai ao banheiro ou à copa pegar um café, ou quando desce ao shopping, que fica 5 andares abaixo dos seus pés pra dar uma "voada", o velocímetro tá parado... Assustei um pouco... Entro e vejo uma sala grande, com várias baias separadas por divisórias de 1,70 de altura. São 85 pessoas atendendo a um cliente só, a CIGNA, gigante americana de seguros, com carro chefe no seguro saúde. Os micros tem acesso à internet limitado apenas aos sites da IBM, JAVA, e outros pra consulta de manuais. O e-mail é de uso exclusivo de trabalho, não é permitido passar e-mail pra endereço que não seja TEK ou CIGNA, e o micro não aceita disquete, USB, etc. Dentro da sala não são permitidos laptops ou fotos. Um cofre-forte, só sai informação impressa. Ah... O fax não envia, só recebe...
Tad me apresenta a equipe que faço parte: suporte à produção, ou seja, fone de plantão no rodízio, software que te assinala os chamados de erro abertos, nada muito novo e nem muito complicado, e nada muito interessante também, mas é a chance que preciso pra quebrar o gelo do 1. emprego por aqui. Após conhecer a equipe, composta por 4 pessoas, ele me leva até o Brasileiro, único dentre os 85 até a minha chegada. Daí pra frente tudo é festa, Tad desiste de mim devido a nossa calorosa troca de palavras, e deixa o resto das apresentações para o Guilherme, meu amigo Brasileiro que também habita aquela sala por 40 horas semanais. Ele já me dá todos os detalhes do esquema, conta que esse negócio de controle de hora não é lá tão rigoroso assim, mas que há algum tempo a contratante pediu pra ver os arquivos de horas registradas pela catraca... Deu um pouco de barulho, mas mesmo assim, dá pra relaxar... rs... Ufa...
Dos 85 de dentro da sala, apenas uns 6 ou 7 são Quebecois, e por isso fica fácil entender porque eles me contrataram com apenas 3 meses de Canadá, sem falar francês e com meu inglês péssimo... Língua enferrujada, mas hoje, após 9 dias está bem melhor... Mas juro que no 1. dia eu lembrei da Bibi após seu 1. dia na escola: "Tenho que contar duas coisas: 1. que não entendi nada do que eles disseram, e segundo que não gostei da comida..." Eu, ao menos tive melhor sorte na comida: o Guilherme me levou pra almoçar no shopping sub-terrâneo com outro Brazuca que já trabalhou na TEK pro mesmo cliente, chamado Antônio. Nada melhor que encontrar gente de casa!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi filho, que bom sabê-lo como sempre, se dando bem com as pessoas que o cercam. Parabéns pelo novo trabalho, tenho certeza do seu sucesso. Lhe desejo grandes bênçãos!
beijos a todos, sadds... te amo