sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Peicz and Eimorr

É, o tempo passa e já estamos entrando no inverno. Pra nós na verdade ele já começou há tempos - ainda não estamos acostumados com esta história de 4 estações bem definidas, ou seja, desde que o termômetro baixou dos 15, estamos encolhidos.
Mas o fato é que estamos entrando em nosso segundo inverno – acho que a vida aqui se conta pelos invernos sobrevividos, mas seria bom que a contássemos pelas primaveras, estação mais esperada, mas ainda não chegamos lá.
De qualquer forma cá estamos prestes ao ano e meio de Canadá! Dentre todos os altos e baixos, sem dúvida com muito mais altos, nosso maior destaque está com a Bibi, nosso orgulho, merecedora do Oscar, Grammy, Nobel e tudo mais. É... Bianca esta lendo! Ela traz todo dia pra casa um livrinho daqueles com mais fotos do que texto, e temos que ler com ela. No final de semana são dois livros, o da sexta-feira, e o escolhido por ela na visita semanal à biblioteca. Pelos comentários, o sistema de ensino público começa a ser preterido frente ao particular, devido a pequenos atos de vandalismo e violência que tem ocorrido, e também devido a qualidade, mas nossa opinião até agora é outra, temos tido uma grata experiência até então.
E assim ela segue, cada dia um livro, uma nova palavra, e algumas vezes lê o livro sozinha sem necessidade de nossa ajuda. Trouxemos pra cá um chocalho artesanal, que tem estampado as palavras “PAZ” e “AMOR”. Bibi em seu desafio de ler tudo que encontra, leu pra mim toda satisfeita: “Peicz” e “Eimorr”...
Se tudo correr bem, ano que vem ambos irão para a escola de imersão em Francês, também uma opção oferecida pelo ensino público, onde o dia-a-dia é 90% na língua de Napoleão já na primeira série, que esperamos será o caso da Bianca.
Agora, quando estivermos com algum problema que nos remeta à saudade de casa, podemos pedir a Bianca que nos conte uma história, que apesar de não ser como os contos do lar, trará um pouco da certeza de estarmos no caminho certo.
Só pra terminar, outro dia eu estava num site que pediu minha senha, e a Bianca perguntou: “Você vai escrever ‘senha tal’?”. Eu perguntei por que, e ela mandou: “É o que eu escrevo pra entrar no computador da escola!”...

Nenhum comentário: