sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Um Pouco de Toronto


O tempo passa muito rápido, parece que mais ainda por estas bandas. Toronto é uma cidade grande, centro de um aglomerado de cidades menores, uma megalópole moderna, com uma vasta mas não tão complexa malha de metro, trem, ônibus, VLT e também um trem de superfície que roda pelas ruas do centro, nos moldes do saudoso “bonde”. Como toda cidade deste porte, Toronto não foge daquela face feita de concreto, mas que contrasta com belos parques, bairros residenciais, e o especial Lago Ontario, que mais parece um mar ao sul da cidade.
Os rostos são bem diferentes dos que vimos em Motreal, parecem menos relaxados, mais sérios e preocupados com o ritmo um pouco mais acelerado das coisas – uma cara mais séria, embora a diversidade parece quebrar um pouco este padrão, o que me parece bom. As nações se apresentam basicamente com três grandes grupos: os chineses, os indianos e os canadenses – aqui eles aparecem em maior número que os quebecois eram notados em Montreal. Aliás, em minha última semana por lá me disseram que “Toronto era uma grande cidade sem alma”... Cedo ainda pra dizer sim ou não...
A Oeste da metrópole fica Mississauga, uma cidade até que grande que mistura uma bela área residencial, com um bom número de empresas, e também uma parte rural, com pequenas propriedades produtivas cortadas por estradinhas-avenidas, once se navega sentindo um ar de interior, parecido com aquele do interior de São Paulo sentido Bragança Paulista. E é nesta cidade que estamos fincando os pés. Motivo: foi o lugar que conhecemos juntos, Angélica (Caique na barriga...), Bibi e eu, em 2006 quando estivemos por aqui pra visitar o nosso país-candidato naquela época, onde vivem nossos amigos de coração grande: Bruno (o pai), Ruth (a mãe), Matheus e Bia (os filhotes quase da mesma idade dos nossos), e a amiga-irmã-companheira-paupratodaobra Neide. Já que teriamos que enfrentar mais um adeus, que ao também fosse pra estar perto de pessoas queridas.
E cá estamos nós: falta encontrar as escolas pra Angélica poder ir pro trabalho, enquanto eu já estou indo pro meu desde segunda. Ahhh! E enfim temos a casa, mas os móveis ainda não chegaram... Mas esta é uma longa história, pra uns 10 posts...

Nenhum comentário: