quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O que é Sistema de Saúde Universal?

O sistema de saúde Canadense, muito comentado mundo afora, é universal, ou seja, para todos os cidadãos Canadenses e pessoas legalmente residentes que tenham uma categoria de visto que de direito a cobertura do sistema de saúde, como nós, por exemplo, que não temos a cidadania, mas temos visto de residente permanente, que nos permite trabalhar, frequentar escolas públicas, e usufruir do sistema universal de saúde.
Além de ser para todos, a saúde não foge a regra mais importante no Canada: todos são iguais, o que significa, mais especificamente no caso do sistema de saúde que se existe uma fila para ser atendido, ela deve ser respeitada por qualquer um, seja ele do alto escalão do governo, ou o mais simples cidadão.
O processo em sí em bem interessante, todo cidadão tem por direito que estar ligado a um médico de família. Este será sempre a porta de entrada para o sistema, ou seja, excetuando-se emergências, todo e qualquer procedimento deve ser iniciado com uma consulta ao médico de família, que após efetuar uma triagem, encaminhará o caso ao especialista, ou solicitará um exame, e assim por diante. Isso acaba por eliminar uma série de procedimentos desnecessários uma vez que boa parte dos casos é resolvido já no consultório do seu médico, o que representa uma economia enorme aos cofres públicos.
Cofres públicos que logicamente são a fonte monetária do sistema, once a verba que vem de todos deve ser usada democraticamente pelo sistema, já que todos tem direitos iguais. Simples como parece, mas que acaba gerando uma certa busca obstinada pela tal economia de recursos, criando o popularmente conhecido "sistema Tylenol"... Foi ao médico de família com dor de cabeça: Tylenol. Dor de barriga: Tylenol. Nos ossos: Tylenol. Na garganta: Tylenol... Não é qualquer dorzinha que vai te dar direito a um RX, exame de sangue, e de urina, pois se todo mundo começar a fazer exames, acaba a verba, e alguém vai ficar sem.
Exemplo da Angelica: tem o nível de prolactina alterado desde o nascimento do Caique em Fevereiro de 2007, e vem acompanhando aqui desde o começo de 2009. Conseguiu consulta com um especialista pra Março de 2010. Isso porque este hormônio alterado pode representar a persença de tumor.
E este tempo de espera pode ser ainda mais polêmico quanda se trata de emergência, pois se todos tem o direito significa que todos em situação de emergência vão ter que entrar pela mesma porta do hospital mais próximo, causando fila. Como priorizar a emergência então? Nunca precisamos dela até então (bate na madeira...), mas o que se comenta é que existe uma escala de gravidade de 1-9, e cada caso é associado a este grau de importância. Resultado: nosso vizinho de 7 anos ficou 10 horas na fila com o braço fraturado porque não existia dor, filho de um amigo demorou 6 horas com corte na cabeça, etc.
Mas existe outra opção? Não. O canada não permite convênio privado, o sistema de saúde é público e todos devem ser tratados de forma igual, portanto devem enfrentar as dificuldades também. Existe pressão e discussões para a abertura do sistema ao setor privado, mas nada até aqui, e assim vamos: estima-se que 1 milhão de habitantes não possuam médico de família, já que existe falta de médicos; o sistema canadense foi incluído num ranking onde foi comparado com outros sistemas de países com as melhores economias do mundo, e foi classificado entre os últimos, e por ai vai.
Mas seria injusto tratar somente dos pontos negativos, e não é essa minha intenção, mas isso será assunto para um novo post.

2 comentários:

Bruno disse...

Olá!
Eu e minha esposa descobrimos o blog de vocês pesquisando no Google sobre imigração de casais no Canadá e precisamos muito da ajuda de alguém que saiba do assunto. rs...
Somos de Floripa/SC e sonhamos muito em ir morar no Canadá, mas daí vem o problema de imigração e tudo mais...
Mas ouvimos dizer que o Canadá tem facilitado a imigração de casais por uma questão de aumentar a população... Isso é verdade?
Vocês poderiam nos ajudar?
Muito obrigado mesmo!!!
Bruno Ribeiro.

Unknown disse...

Oi Angélica, meu nome é Glaucia e sou de Xanxerê-SC, meu marido está indo para Toronto fazer um curso de Inglês de um mês e está doido para conhecer tudo e voltar comigo e nosso filho que tbm tem 2 anos e 3 meses... Acho que deve ser maravilhoso morar aí, até pela cultura e educação, na verdade só por isso já vale a pena, mas minha maior insegurança é com meu filho. Tenho medo que ele não se acostume, tenho medo de estar em um lugar que não conheço ninguém e tbm que não sei falar (eu não sei nada de inglês) e tenho muitas dúvidas a maior delas é se existe uma escola para o meu filho que tenha professores que falam português para que no começo ele não se sinta tão perdido e fique sem saber o que tá acontecendo sabe... eu sei que ele é pequeno e não sabe nada sobre essa coisa de cultura, mas é uma grande dúvida que tenho. Será que vc pode me ajudar... me auxiliar?
Muito obrigada!
Glaucia